Blog da Associação Portuguesa de Cister (Apoc)

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Todos os Santos


Todos os Santos que militaram sob a Regra de São Bento


No dia 13 de novembro, quando a família beneditina e cisterciense celebra a festa de Todos os Santos que Militaram sob a Regra de São Bento, veneramos não apenas os grandes — São Bento, São Bernardo, Santa Escolástica — mas, e talvez ainda mais, a multidão de monges e monjas anônimos que empenharam toda a sua vida em buscar verdadeiramente a Deus, solícitos para com o Ofício Divino, a obediência e os opróbrios (RB 58, 7). Seguindo a Regra de São Bento, reconhecida até hoje por sua sabedoria, chegaram à santidade, que é a plenitude da vida humana.

Deus chama a cada um para ser santo. “Sede santos porque eu sou santo” (1Pd 1, 16 ; Lv 11, 44). E não apenas chama, mas ao nos criar à sua Imagem coloca em nós o potencial, a capacidade, e até a necessidade da santidade. Leon Bloy diz: “O único fracasso na vida é não ser santo”. E ainda São Paulo: “Antes da criação do mundo, fomos escolhidos para sermos santos e irrepreensíveis diante de Cristo no amor” (Ef 1, 4). Por isso, a santidade é a vocação de cada pessoa. Isto deve nos animar a desejar responder plenamente a este chamado de Deus.
O grave problema é que hoje, com tanto barulho e distrações na sociedade, a voz de Deus é bastante abafada. Mas discernir a voz de Deus exige silêncio interior, no qual nos confrontamos com nós mesmos – para que possamos ouvir a voz de Deus que nos convida: “Vem para o Pai”.
Ninguém está excluído deste chamado. Mesmo as almas mais escravizadas pelo pecado podem escutar a Deus e se converter, e realizar seu potencial para a santidade. Pois “o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. O próprio Jesus “canonizou” o primeiro santo, Dimas, o ladrão arrependido, pouco antes de sua morte: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23, 43).
Que os santos monges e monjas que militaram sob a Regra de São Bento nos inspirem e ajudem a responder com alegria e gratidão a este convite para realizar nosso mais alto potencial, que é a perfeita comunhão com Deus e com todos os seus santos no Reino dos Justos, alcançada por meio do fiel seguimento de Cristo.
CAMINHO CISTERCIENSE
https://cistercienses.wordpress.com

Sem comentários:

Enviar um comentário