Blog da Associação Portuguesa de Cister (Apoc)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Congresso em 2012


A Associação Portuguesa de Cister (APOC) e os Amigos do Mosteiro de Alcobaça estão a organizar um grande congresso internacional sobre CISTER NA PENÍNSULA IBÉRICA, o qual terá lugar em Alcobaça, em Junho de 2012.
A organização irá tentar garantir a presença dos maiores especialistas portugueses e espanhóis da História da Ordem de Cister, da Arte Cisterciense, nas suas distintas facetas, e da Espiritualidade do carisma cisterciense.
Espera-se, ainda, que o congresso possa contar com a presença de uma significativa representação de monges de Cister. O evento constituiria, assim, um simbólico regresso dos cistercienses a Portugal e ao seu mosteiro mais emblemático, o mosteiro de Alcobaça.

2 comentários:

  1. Esta é uma boa e grande notícia. É preciso agitar as águas cistercienses, que andam muito paradas em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que considerem espaço na programação para o 'call for papers' que, fora de Portugal, é prática salutar no meio científico. Há investigadores independentes tão bom ou melhores que os "maiores especialistas" habitualmente convidados para estes eventos. Refiro-me ao que, lamentavelmente, acontece em Portugal de forma recorrente.
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar