Blog da Associação Portuguesa de Cister (Apoc)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Roteiro cisterciense


De Bernard Peugniez, autor deste roteiro de abadias cistercienses, recebemos a carta que publicamos:

Senhora, Senhor,
As edições do “Roteiro das Abadias Cistercienses da França” (1994, Edições Signe) e do “Roteiro Cisterciense da França, Bélgica, Luxemburgo e Suiça” (2001, Edições Gaud) estão esgotadas. No seu tempo, receberam o êxito que mereciam.
No contexto actual da ideia europeia e sobretudo da nossa cultura comum, é evidente que a rede dos mosteiros cistercienses que marca o nosso continente é um factor importante de aproximação, de intercâmbio, de partilha de conhecimento e por isso de consolidação das relações entre indivíduos, grupos e nações. Torna-se necessário um bom guia que facilite as viagens e as visitas dos que, como o autor, respiram a beleza e o mistério da vida cisterciense, recorrendo à arquitectura e à história desses locais que irradiam um poder singularmente tranquilizante.
As Editions du Signe e o autor (que percorre a Europa há mais de 40 anos) apresentam um “Roteiro Europeu de Mosteiros e Sítios Cistercienses” (data de publicação: Abril de 2011, na versão francesa, seguida dentro de um ano das versões inglesa, alemã, italiana, espanhola, etc. …). Esta obra conterá referências a mais de 850 monumentos, com textos escritos pelo autor e mencionará ainda 1350 outros locais do património cisterciense.
Para atingir este objectivo precisamos da vossa colaboração nos seguintes aspectos.
1) Preenchimento cuidadoso da ficha de identificação anexa. É indispensável para dar ao público informação sobre localização e acesso
2) Envio de fotografias de boa qualidade (3 ou 4), livres de direitos de autor, com menção deste. Uma vista aérea será sempre benvinda.
Compreenderão que tomamos todas as medidas no intuito de apresentar uma obra com um preço ao público moderado.
A vossa informação terá de nos chegar antes de 31 de SETEMBRE de 2010; este prazo não será alargado em caso algum.
Com os nossos agradecimentos apresentamos os melhores cumprimentos
O autor, Bernard PEUGNIEZ
O editor, Christian RIEHL
Para o envio
e-mail: routierdeciteaux@aol.com
correio: Bernard PEUGNIEZ, le Clos des Cistels
62870 DOURIEZ, França

P.S. Esta carta é dirigida às comunidades, proprietários, animadores dos sítios, quer tenham carácter religioso, cultural ou turístico ou se trate de residências privadas. Deve chegar às mãos da pessoa autorizada a dar a informação pretendida. Pode ser difundida a outras entidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário