Blog da Associação Portuguesa de Cister (Apoc)

terça-feira, 30 de setembro de 2014

“Cister no Douro” inaugura no Metro do Porto


A chegada de Cister ao Douro no século XII viria a marcar em definitivo a História de um território hoje reconhecido internacionalmente. Património da Humanidade, deve a sua classificação ao trabalho das sucessivas comunidades de cistercienses que transformaram o Vale do Douro num espaço de cultura e saber, modificando a paisagem e o território. É este legado que “Cister no Douro” leva a partir do próximo dia 10 de outubro à estação da Casa da Música do Metro do Porto, numa experiência de som e imagem.
Organizada pelo Museu de Lamego, projeto Vale do Varosa e Direção Regional de Cultura do Norte, “Cister no Douro” assume-se como uma instalação multimédia, destinada a divulgar a herança histórica, cultural, arquitetónica e artística legada pela presença desta Ordem monástica na região.
Sustentada em imagem impressa e projetada e por uma sonoplastia capaz de envolver o visitante, este é um projeto direcionado para o público nacional e internacional, estando por isso prevista a sua itinerância em espaços públicos.
O Metro do Porto foi o primeiro a responder ao desafio e até 9 de novembro a estação da Casa da Música promete ser um espaço diferente, dominado por seis testemunhos materiais das comunidades cistercienses instaladas durante a Idade Média e o período moderno a sul do Douro, duas casas femininas e quatro masculinas: Tabosa, Arouca, S. João de Tarouca, Santa Maria de Salzedas, São Pedro das Águias e Santa Maria de Aguiar.
Todas, à exceção de Tabosa, fundadas no rescaldo da reconquista e sob a matriz “Ora et Labora”, colocaram a espiritualidade ao serviço de Deus, mas também do conhecimento, possibilitando o avanço de novas técnicas, instrumentos e saberes que, no caso do Douro, se revelaram fundamentais para a excelência hoje reconhecida como Património da Humanidade.
De acesso livre, “Cister no Douro” promete divulgar um território histórico, um património único, numa experiência de som e imagem. A inauguração está agendada para as 22h00 do próximo dia 10 de outubro.

do blog "Vale do Varosa"

Sem comentários:

Enviar um comentário