Blog da Associação Portuguesa de Cister (Apoc)

terça-feira, 28 de julho de 2015

João Inês Vaz


Lembramos o nosso querido amigo João Inês Vaz, falecido inesperadamente no passado dia 23 de Junho. As condições em que ocorreu a sua morte, devida a ataque cardíaco fulminante, espalharam a consternação entre os seus inúmeros amigos e no meio académico.
O João Inês Vaz era doutorado em Pré-História e Arqueologia e Professor aposentado da Universidade Católica. Era um grande especialista na Proto-História e no Período Romano de Portugal. Era um homem bom, de uma enorme simpatia e de com uma grande cultura e sabedoria.
O João Inês Vaz foi também um grande apaixonado pela Ordem de Cister. Foi um dos organizadores dos colóquios "Tarouca e Cister", que tiveram lugar nas terras dos mosteiros cistercienses de S. João de Tarouca e de Salzedas, e dos quais se editaram alguns livros com comunicações importantes para o estudo de Cister. Foi também um dos fundadores da nossa Associação Portuguesa de Cister, participando activamente nas nossas iniciativas. Desde a última Assembleia Geral, integrava os órgãos dirigentes da APOC, que agora fica mais pobre.
Que descanse em Paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário