Blog da Associação Portuguesa de Cister (Apoc)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Brasão de SANTA MARIA DE SEIÇA

O mosteiro de Santa Maria de Seiça teve uma importância fundamental na organização, povoamento e arroteamento do território ao seu redor. As povoações de Coles de Samuel e Gesteira, antigos padroados do Mosteiro, são duas antigas freguesias eclesiásticas cujo Vigário era de apresentação do Abade de Santa Maria de Seiça.
Após a exclaustração de 1834, o património da igreja do mosteiro foi delapidado, salvando-se algumas importantes peças de arte sacra distribuídas por algumas igrejas e capelas da região.
O altar Mor da igreja paroquial de Samuel, em talha dourada do século XVIII, tem a emoldurá-lo o brasão de Santa Maria de Seiça, único exemplar conhecido. Na mesma igreja pode ainda admirar-se, no altar lateral do lado do Evangelho, uma representação das Santas Mães, em pedra de Ançã, igualmente proveniente da igreja do Mosteiro. As obras de arte da fachada da igreja de Samuel, datadas de 1613, - portal com janela de avental sobreposta - são provenientes da oficina do mestre canteiro Mateus Rodrigues, «...mestre das obras de Ceiça...» documentado como mestre de obras de Seiça entre 1598 e 1637, a quem devemos a trasladação dos edifícios conventuais de Santa Maria de Seiça do lado Sul do mosteiro para o lado Norte, devendo-se-lhe, muito provavelmente, também as obras de ampliação da igreja.

Hermínio Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário