Blog da Associação Portuguesa de Cister (Apoc)

domingo, 24 de janeiro de 2010

Benção Abacial


A nossa associação esteve presente na cerimónia solene da Benção Abacial do actual abade do mosteiro de Santa Maria la Real de Oseira, Dom Juan Javier Martín Hernández, a qual teve lugar no passado dia 29 de Junho de 2009, dia de S. Pedro.
Alguns dias antes, a 18 de Maio, os monges de Oseira haviam eleito abade Dom Juan Javier Martín, até esse dia Superior do mosteiro, para um mandato de 6 anos.
A lindíssima cerimónia teve lugar na magnífica igreja abacial, um dos mais notáveis exemplares da arquitectura cisterciense na Península Ibérica. Centenas de pessoas, entre monges e monjas cistercienses, convidados e amigos, enchiam completamente o templo.
Estiveram presentes, como convidados, alguns dos fundadores da Associação Portuguesa de Cister: Dr. José Albuquerque Carreiras, Drª Isabel Ferreira, Engº Francisco Providência, Drª Maria Emília Santarém, Prof. José Ribeiro Dias e sr. Manuel Bastos.
Publicamos uma fotografia que dá uma ideia da grandiosidade da cerimónia. Nela se pode ver o presidente da APOC fazendo a leitura da Segunda Carta a Timóteo, de S. Paulo.
A solenidade foi presidida pelo Senhor Bispo de Ourense.

Sem comentários:

Enviar um comentário