Blog da Associação Portuguesa de Cister (Apoc)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Santos Roberto, Alberico e Estêvão Harding

Hoje, 26 de Janeiro, toda a família cisterciense celebra a solenidade dos Santos Abades fundadores de Cister, Roberto, Alberico e Estêvão Harding. Na verdade, celebramos todo o grupo (cerca de 20 monges) que deixou o Mosteiro de Molesmes e se lançou à aventura de fundar o Novo Mosteiro, dando forma à aspiração que habitava nos seus corações de viver uma vida monástica mais simples e evangélica, segundo as pautas da Regra de S. Bento. Esta celebração dos nossos Santos Padres fundadores é para nós, monges e monjas cistercienses, uma ocasião propícia para revisitar o projecto cisterciense espelhado nos documentos que a tradição nos transmitiu, nomeadamente o Pequeno Exórdio e a Carta de Caridade, e reflectirmos sobre a nossa fidelidade a esse projecto. Hoje o carisma monástico cisterciense apresenta-se com diferentes tonalidades devido à diversidade de culturas onde ele é vivido e às diferenças de observâncias que o plasmam. No entanto, apesar dos diversos “tons cistercienses”, podemos verificar uma continuidade com o projecto iniciado em Cister há 912 anos.
- E quais são os valores fundamentais do projecto monástico do Novo Mosteiro? – Creio que os valores essenciais são: uma vida monástica marcada pela simplicidade nas relações fraternas, na liturgia e na vida espiritual; uma vida monástica orientada para uma busca interior do rosto de Deus através de uma pobreza voluntária e do afastamento do bulício mundano.
Que o Espírito Santo nos anime a viver o carisma cisterciense herdado dos Padres Fundadores, Roberto, Alberico e Estêvão Harding, juntamente com os demais monges que os acompanharam, e assim possamos transmitir às futuras gerações o dom recebido. A paz esteja convosco!

Fr. José Luís Farinha (ocso)

Sem comentários:

Enviar um comentário